top of page
Buscar
  • Foto do escritorLarissa Warnavin

Feira de Inovação vai até sábado na Rua XV de Novembro

“Venha ver o futuro e a revolução que o Vale do Pinhão está promovendo em Curitiba.” O convite foi feito pelo prefeito Rafael Greca, nesta sexta-feira (18/3), na abertura da Feira de Inovação. Até sábado (19/3), o evento gratuito reúne no calçadão da Rua XV de Novembro, no Centro, soluções, tecnologias e serviços desenvolvidos pela Prefeitura e pelo ecossistema de inovação de Curitiba.


Greca percorreu os estandes, instalados em uma tenda gigante junto ao Relógio e à Praça Osório, e conversou com representantes de startups, universidades, movimentos de economia criativa, ONGs de impacto social, hubs de inovação e de projetos da município.


“Esta feira mostra as inovações do século 21 diante do primeiro arranha céu de Curitiba, de 1930, construído pelo engenheiro prefeito João Moreira Garcez, e que foi o símbolo da inovação no início do século 20. São os rostos da inovação curitibana”, reforçou o prefeito, em referência ao Edifício Moreira Garcez, na esquina da XV de Novembro com a Rua Voluntários da Pátria.


A feira integra a programação pelos 329 anos da capital e antecipa inovações curitibanas que serão apresentadas no Smart City Expo Curitiba 2022, versão brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo, que ocorre nos dias 24 e 25 de março.


O Vale do Pinhão é o movimento da Prefeitura e ecossistema de inovação de Curitiba para promover o desenvolvimento econômico sustentável e de cidade inteligente na cidade.


Expositores


O aposentado Genésio Marcos Bono, 77 anos, ficou curioso em conhecer o que estava sendo exposto na tenda. “O que mais me chamou a atenção foi o bueiro inteligente, que pode ajudar a reduzir enchentes”, contou ele.


A tecnologia, desenvolvida pela startup Ineeds, usa a internet das coisas (IoT) para monitorar as condições das “bocas de lobo”, possibilitando agir preventivamente na limpeza antes das chuvas.


O representante comercial Kevin Melo, 29 anos, disse que pretende ter em casa uma das hortas inteligentes da startup curitibana EVA. “Ela pode ser colocada em qualquer ambiente, mesmo que não tenha luz natural”, salientou ele.


O fundador da EVA, Lorenzo Mesadri, explicou que a horta vertical resolve um dos maiores problemas de quem quer ter uma pequena horta no apartamento: a falta de luz natural. “A EVA Baby vem com um sistema de iluminação com regulação automática da intensidade, dependendo do dia, se o local tem ou não tem luz e até condição do tempo”, salientou ele.


A estudante de arquitetura Marina Treiria, 19 anos, conheceu o uso de bambu em projetos de casas e até em quadro de bicicletas apresentado pela Fazenda do Bambu. “Fiz um curso de tecnologia indígena e a proposta da Fazenda do Bambu reforça que é possível adotar soluções sustentáveis em construções e na produção de bens”, disse.


A Feira de Inovação é organizada pela Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, em parceria com o ecossistema do Vale do Pinhão. O órgão é vinculado à Prefeitura e responsável pela política de empreendedorismo, inovação e cidades inteligentes da capital.


Durante a Feira de Inovação, o prefeito fez o sorteio do Grande Prêmio de Aniversário do Nota Curitibana, no valor de R$ 150 mil.


Ainda nesta sexta-feira (18/3) é possível visitar a Feira da Inovação de Curitiba até às 19h e, no sábado (19/3), das 9h às 13h.


Presenças


A abertura da Feira de Inovação teve a presença da presidente da Agência Curitiba, Cris Alessi; do secretário municipal de Finanças, Cristiano Holtz; do assessor especial de Articulação Politica da Prefeitura Lucas Navarro; da secretária municipal da Educação, Maria Silvia Bacila; do presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Fabiano Vilaruel; do presidente da Cohab Curitiba, José Lupion Neto; da presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; do presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Alexandre Matschinske; do comandante da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Júnior; da administradora da Regional Matriz, Rafaela Lupion; dos vereadores Pier Petruzziello (líder do governo na Câmara), Serginho do Posto e Nori Seto; e do gerente geral da Renault do Brasil, Ricardo Mendes.


Serviço: Feira de Inovação de Curitiba

Dias e horários: dia 18/3 (sexta), das 9h às 19h; e 19/3 (sábado), das 9h às 13h.

Local: calçadão da Rua XV de Novembro, próximo ao Relógio e à Praça Osório, no Centro

Entrada gratuita


Inovações expostas na Rua XV de Novembro


Inclusive Smart

Startups de impacto social, as curitibanas Orcan, Rioli, Veever, Broder, Integratur e Mundo Adaptado vão expor em conjunto, no estande “Inclusive Smart”, serviços voltados a públicos especiais. A Veever, por exemplo, oferece um aplicativo que ajuda deficientes visuais a se localizar. Já a plataforma Mundo Adaptado reúne blogs de conteúdo colaborativo, cursos e shopping on-line para o público com necessidades especiais.


Tecnogenese

A startup Tecnogenese mostra o Higia, que elimina micro-organismos através da aspersão nanométrica de agente descontaminante (“névoa seca”), sendo um grande aliado ao combate à covid-19. A empresa promete, em cinco segundos, reduzir em 85% a carga microbiana que está sendo transportada por uma pessoa.


Beetools

Escola de idiomas curitibana que usa a realidade virtual e a inteligência artificial para ensinar inglês. Segundo a Beetools, ao criar simulações cotidianas com óculos de realidade virtual, como uma ida ao mercado ou à farmácia, o aluno consegue reter melhor as informações ensinadas em sala de aula. A Beetools já conta com oito escolas em Curitiba e outras cidades do país, além de parcerias com empresas e entidades como o Sesi.


UFPR

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) expõe a tecnologia B1K3Lab, um equipamento portátil, instalado em bicicletas, e que coleta informações em tempo real pelas ruas da cidade, ajudando no monitoramento ambiental e do trânsito. Além disso, a instituição irá apresentar o Check UFPR, sistema de monitoramento e rastreio do covid-19, um sistema de produção de eletricidade com uso de lixo e microalgas e um kit para acoplar em carros elétricos e carregar energia usando resíduos.


Smart Sky Tech Hub

Centro de inovação da capital é especializada na implementação e operação de tecnologias e serviços, como modelos 3D, realidade virtual, internet das coisas (IoT) e inteligência artificial, para empresas de arquitetura, construção, mineração, energias renováveis e telecomunicações.


Drone Kids School

A Drone Kids School é uma escola de cursos extracurriculares da capital, para crianças de 7 a 14 anos, que atua na área de tecnologia aplicada na Educação 4.0. De forma lúdica e intuitiva, as atividades propostas trabalham os principais pilares da nova economia digital, tais como, impressão 3D, inteligência artificial, internet das coisas (IoT), realidade virtual e aumentada e drones.


Hipe

Inaugurado em 2021, no bairro Rebouças, o Hipe Innovation Center é um hub de inovação que conecta e potencializa negócios de varejo. O complexo funciona como uma aceleradora e incubadora de ideias, além de contar com um laboratório virtual que desenvolve pesquisas e eventos para desenvolver o ecossistema do varejo.


Acer Haus

Referência nacional em jardim vertical com irrigação inteligente, a Acer Haus também cria com “plastwall” (calhas plásticas modulares) telhados verdes e projetos paisagísticos de qualquer porte. A startup curitibana já tem como clientes os grupos O Boticário e Madero.


Wifi Wiz

Criada pela startup curitibana Netport, Wifi Wiz (do inglês “Wifi Wizard” que significa “Mago da Wifi”) é uma solução que oferece customização de redes WiFi, inclusive com possibilidade de venda de espaços publicitários por meio de vídeos, fotos ou textos. A solução oferece toda segurança para seus clientes.


NAILA IoT

A startup curitibana Naila Monitoramento Ambiental, fundada pela doutora em geografia Larissa Warnavin e pela engenheira ambiental Nayana Machado, oferece sistemas de alerta e monitoramento de riscos como inundações e outros desastres naturais. Alinhada com 14 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, a Naila participou do Pitch Live 2021, chegando à final da competição de startups do Vale do Pinhão


Leia a Matéria completa no site: www.curitiba.pr.gov.br

4 visualizações0 comentário
bottom of page