top of page
Buscar
  • Foto do escritorNayana Machado

Dez startups do Brasil estão na final da ClimateLaunchpad

Dez startups brasileiras se aproximam da conquista de uma vaga na Final Global da maior Competição de Novos Negócios Verdes, a ClimateLaunchpad, que realiza sua 4ª edição no Brasil. A competição tem como objetivo destravar o potencial de tecnologias limpas (cleantechs) e fomentar ideias de negócios que tenham impacto positivo no clima.


Depois de receber inscrições de soluções de todo o país, dez startups foram selecionadas para seguir na competição e disputar o primeiro lugar da competição, que conta com a participação de 57 países.


Na Final Nacional, as dez finalistas da edição, apresentarão seu pitch com ideias inovadoras que irão ajudar a alavancar a economia de baixo carbono no Brasil. Três soluções serão escolhidas por um time de jurados para participar da Final Regional. O evento acontece no dia 27 de agosto, online e ao vivo, às 9h. Inscreva-se para acompanhar.


Em 2020, a startup EcoCiclo foi a vencedora tanto da etapa nacional quanto da regional, sendo classificada para a Final Global da competição.


"Participar da ClimateLaunchpad foi um divisor de águas na trajetória da EcoCiclo. Nossa participação em uma competição tão importante para a área de sustentabilidade nos fez acreditar ainda mais no nosso propósito. Ganhar as etapas nacional e regional foi a consagração de um trabalho árduo que já vinha sendo desenvolvido", conta Karla Godoy, co-fundadora da startup.


No Brasil, a competição é realizada em parceria com a Climate Ventures, uma organização brasileira com propósito de desenvolver o campo de empreendedorismo climático no Brasil.

Conheça as finalistas


Solo embalagens

Solo é uma embalagem biodegradável, compostável e reutilizável feita por apenas um material: a folha seca da palmeira. O processo produtivo inteiro é simples e circular, desde a aquisição da matéria prima - a qual é um resíduo abundante da agricultura - até o descarte do produto. Conheça a Solo.


Biochar

Produção de biochar de biomassa residual para sequestro de carbono, redução do uso de insumos agrícolas, recuperação do solo, aumento da produtividade, redução de queimadas. Conheça a Biochar Technologies.


Syntropyc

Promove a agricultura sintrópica e linhas de créditos para que agricultores familiares desenvolvam renda digna e sustentável ao plantar e conservar florestas produtivas e biodiversas. Saiba mais sobre a Syntropyc.


NAILA IoT

A NAILA é uma Startup curitibana de monitoramento ambiental e de impacto socioambiental, com atuação em diferentes setores e que busca tornar comunidades vulneráveis à inundação mais resilientes frente às mudanças climáticas, realizando a implantação de sistemas de alerta e monitoramento de riscos. Conheça a Naila.

Amazen

A AMAZEN conecta os povos indígenas com consumidores da economia verde, em território nacional e internacional, por meio da comercialização de artesanato e outras manufaturas produzidas por esses povos originários e vendidas através de trocas justas e transparentes. Visite o site da AMAZEN.

Ecomilhas

Somos um sistema de milhas urbanas que conecta empresas e usuários através da mobilidade urbana sustentável para cidades inteligentes. Conheça a Ecomilhas.


Atmos

Sistema de monitoramento energético com medidores inteligentes e processamento em nuvem, que fornece informações que estimulam o consumo consciente. Conheça a Atmos!

Project Nibbler

Nibbler é um eletrodoméstico que tritura lixo residencial, mistura os fragmentos com resina e permite que usuários imprimam objetos em 3D, trazendo reciclagem para residências. Saiba mais aqui.

Saveadd

A Saveadd gerencia e negocia ou doa excedentes de supermercados e atacadistas através da qualificação de perfis através de IA e auditoria e controle das transações através de contratos inteligentes de permissões. Saiba mais sobre a Saveadd.


Bioflore

Somos uma startup florestal de base tecnológica que desenvolve soluções digitais inovadoras capazes de conectar os diferentes atores envolvidos na agenda da restauração florestal e mitigação das mudanças climáticas. Conecte-se com a Bioflore.


Próximas etapas


Três startups avançam para a próxima etapa da competição, a Final Regional, na qual irão competir com startups da Argentina, Colômbia, Uruguai, Canadá, Jamaica, Peru, Barbados, México e Suriname. O evento acontecerá online, em setembro, em data a confirmar.


Quatorze startups se classificam da Final Regional para a Final Global, que será realizada nos dias 28 e 29 de outubro (online).


A competição


A ClimateLaunchpad é parte das ofertas de empreendedorismo da EIT Climate-KIC, maior iniciativa de inovação público-privada da Europa com foco na mitigação e na adaptação às mudanças climáticas. É uma comunidade de conhecimento e inovação que trabalha para acelerar a transição para uma economia de baixo carbono.


Seu objetivo é reunir parceiros no mundo dos negócios, no meio acadêmico e no setor público para criar redes de conhecimento, por meio das quais produtos, serviços e sistemas inovadores podem ser desenvolvidos, trazidos ao mercado e se tornarem escaláveis.

No Brasil, ela é organizada pela Climate Ventures, uma plataforma de inovação para acelerar a economia regenerativa e de baixo carbono no Brasil, com apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS).


9 visualizações0 comentário
bottom of page