top of page
Buscar
  • Foto do escritorLarissa Warnavin

Paiol Digital reúne inovações que inspiram e transformam o mundo

Inspiração, tecnologia e visão de mundo são os temas que dominam as palestras sobre inovação do Paiol Digital, evento mensal de conexões do Vale do Pinhão. A edição de outubro, que ocorreu na noite de terça-feira (26/10), apresentou três exemplos de iniciativas que seguem esses temas e merecem ser compartilhadas com todo o ecossistema de inovação de Curitiba pelo ineditismo e pela busca constante da melhoria do dia a dia da população.


O Paiol Digital de outubro teve a participação de Tracy Mann, representante do festival SXSW no Brasil; de Larissa Warnavin, CEO da startup Naila Monitoramento Ambiental; e de Hique Veiga, coordenador e diretor artístico da Trupe da Saúde.


Com mediação de Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, o evento foi transmissão ao vivo do palco do Teatro do Paiol. Por conta da pandemia, não teve presença de público.

Ator, advogado e palestrante, Hique Veiga abriu o Paiol Digital inspirando a todos com o projeto desenvolvido por artistas em Curitiba, desde 2000, que vem proporcionando mais harmonia e conforto para pacientes em cinco hospitais da capital. Em visitas semanas, a Trupe da Saúde utiliza a linguagem do palhaço para a humanização do ambiente hospitalar. "Com poesia, música, brincadeiras corporais e improviso, usamos a a arte da palhaçaria para transformar esses espaços e estimular alterações positivas", destacou Veiga, que desde 2013 é coordenador artístico e palhaço do grupo.


Monitoramento ambiental

O sonho de oferecer uma tecnologia acessível que ajude municípios de todo o país a reduzir as enchentes em regiões onde vive a população mais carente deu origem à startup curitibana Naila Monitoramento Ambiental. A trajetória da empresa criada, em 2020, foi compartilhada por Larissa Warnavin, CEO da Naila, que oferece sistemas de alerta e monitoramento de áreas de risco . "Com diferentes atuações, nossa tecnologia atende tanto às necessidades de produtores agrícolas como de gestores públicos que buscam reduzir a vulnerabilidade das comunidades à inundações e outros desastres naturais", explicou a CEO da Naila, que é doutora em geografia e tem como sócia a engenheira ambiental Nayana Machado.

Neste mês, a Naila também participou do Pitch Live 2021, chegando à final da competição de startups do Vale do Pinhão. A startup ainda vai usar as impressoras 3D do Fab Lab Cajuru para produzir os protótipos dos primeiros sensores de seus sistemas (formados por uma plataforma digital e sensores que são instalados no solo).


SXSW

Já a norte-americana Tracy Mann participou por videoconferência do Paiol Digital e contou as novidades do South by Southwest (SXSW), maior evento que de inovação e criatividade do mundo, que ocorre na cidade de Austin, no Texas (EUA), de 11 a 20 de março de 2021. "Além dos shows, exposições, performances e espaço de exposição com inovações que o público pode interagir, também teremos a SXSW Pitch, competição global de startups", ressaltou a representante do SXSW no Brasil, diretamente de Nova York (EUA).


Processo social

Antes do evento on-line na noite de terça-feira (26/10), o prefeito Rafael Greca conversou com os palestrantes do Paiol Digital, à tarde, na sede da Prefeitura. "Vocês são exemplo de que a inovação só vale quando se transforma em processo social", afirmou Greca, ao agradecer a participação dos convidados no evento mensal do Vale do Pinhão. Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba, acompanhou a visita dos palestrantes ao prefeito.


O Paiol Digital é um evento mensal organizado pela Prefeitura e Agência Curitiba, com apoio da Fundação Cultural de Curitiba.


Link para assistir o evento: https://www.youtube.com


Link da reportagem completa: https://www.curitiba.pr.gov.br

4 visualizações0 comentário
bottom of page