Dez startups brasileiras se aproximam da conquista de uma vaga na Final Global da maior Competição de Novos Negócios Verdes, a ClimateLaunchpad, que realiza sua 4ª edição no Brasil. A competição tem como objetivo destravar o potencial de tecnologias limpas (cleantechs) e fomentar ideias de negócios que tenham impacto positivo no clima.
Depois de receber inscrições de soluções de todo o país, dez startups foram selecionadas para seguir na competição e disputar o primeiro lugar da competição, que conta com a participação de 57 países.
Na Final Nacional, as dez finalistas da edição, apresentarão seu pitch com ideias inovadoras que irão ajudar a alavancar a economia de baixo carbono no Brasil. Três soluções serão escolhidas por um time de jurados para participar da Final Regional. O evento acontece no dia 27 de agosto, online e ao vivo, às 9h. Inscreva-se para acompanhar.
Em 2020, a startup EcoCiclo foi a vencedora tanto da etapa nacional quanto da regional, sendo classificada para a Final Global da competição.
"Participar da ClimateLaunchpad foi um divisor de águas na trajetória da EcoCiclo. Nossa participação em uma competição tão importante para a área de sustentabilidade nos fez acreditar ainda mais no nosso propósito. Ganhar as etapas nacional e regional foi a consagração de um trabalho árduo que já vinha sendo desenvolvido", conta Karla Godoy, co-fundadora da startup.
No Brasil, a competição é realizada em parceria com a Climate Ventures, uma organização brasileira com propósito de desenvolver o campo de empreendedorismo climático no Brasil.
Conheça as finalistas
Solo embalagens
Solo é uma embalagem biodegradável, compostável e reutilizável feita por apenas um material: a folha seca da palmeira. O processo produtivo inteiro é simples e circular, desde a aquisição da matéria prima - a qual é um resíduo abundante da agricultura - até o descarte do produto. Conheça a Solo.
Biochar
Produção de biochar de biomassa residual para sequestro de carbono, redução do uso de insumos agrícolas, recuperação do solo, aumento da produtividade, redução de queimadas. Conheça a Biochar Technologies.
Syntropyc
Promove a agricultura sintrópica e linhas de créditos para que agricultores familiares desenvolvam renda digna e sustentável ao plantar e conservar florestas produtivas e biodiversas. Saiba mais sobre a Syntropyc.
NAILA IoT
A NAILA é uma Startup curitibana de monitoramento ambiental e de impacto socioambiental, com atuação em diferentes setores e que busca tornar comunidades vulneráveis à inundação mais resilientes frente às mudanças climáticas, realizando a implantação de sistemas de alerta e monitoramento de riscos. Conheça a Naila.
Amazen
A AMAZEN conecta os povos indígenas com consumidores da economia verde, em território nacional e internacional, por meio da comercialização de artesanato e outras manufaturas produzidas por esses povos originários e vendidas através de trocas justas e transparentes. Visite o site da AMAZEN.
Ecomilhas
Somos um sistema de milhas urbanas que conecta empresas e usuários através da mobilidade urbana sustentável para cidades inteligentes. Conheça a Ecomilhas.
Atmos
Sistema de monitoramento energético com medidores inteligentes e processamento em nuvem, que fornece informações que estimulam o consumo consciente. Conheça a Atmos!
Project Nibbler
Nibbler é um eletrodoméstico que tritura lixo residencial, mistura os fragmentos com resina e permite que usuários imprimam objetos em 3D, trazendo reciclagem para residências. Saiba mais aqui.
Saveadd
A Saveadd gerencia e negocia ou doa excedentes de supermercados e atacadistas através da qualificação de perfis através de IA e auditoria e controle das transações através de contratos inteligentes de permissões. Saiba mais sobre a Saveadd.
Bioflore
Somos uma startup florestal de base tecnológica que desenvolve soluções digitais inovadoras capazes de conectar os diferentes atores envolvidos na agenda da restauração florestal e mitigação das mudanças climáticas. Conecte-se com a Bioflore.
Próximas etapas
Três startups avançam para a próxima etapa da competição, a Final Regional, na qual irão competir com startups da Argentina, Colômbia, Uruguai, Canadá, Jamaica, Peru, Barbados, México e Suriname. O evento acontecerá online, em setembro, em data a confirmar.
Quatorze startups se classificam da Final Regional para a Final Global, que será realizada nos dias 28 e 29 de outubro (online).
A competição
A ClimateLaunchpad é parte das ofertas de empreendedorismo da EIT Climate-KIC, maior iniciativa de inovação público-privada da Europa com foco na mitigação e na adaptação às mudanças climáticas. É uma comunidade de conhecimento e inovação que trabalha para acelerar a transição para uma economia de baixo carbono.
Seu objetivo é reunir parceiros no mundo dos negócios, no meio acadêmico e no setor público para criar redes de conhecimento, por meio das quais produtos, serviços e sistemas inovadores podem ser desenvolvidos, trazidos ao mercado e se tornarem escaláveis.
No Brasil, ela é organizada pela Climate Ventures, uma plataforma de inovação para acelerar a economia regenerativa e de baixo carbono no Brasil, com apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS).
Comments