top of page
Buscar
  • Foto do escritorNayana Machado

Curitiba recebe campanha da ONU Nós>>o movimento

Atualizado: 23 de dez. de 2022

Pioneira em iniciativas de preservação da natureza, Curitiba está sediando uma série de ações da campanha da ONU Nós>>o movimento.


Além de um mural permanente retratado pelo artista Robolito, os Campeões do Clima curitibanos terão suas histórias contadas em vídeos que serão exibidos nas redes sociais e no Coreto Digital da capital paranaense.


A cidade também está exibindo, nas TVs dos ônibus, vídeos com mensagens sobre como as mudanças climáticas impactam o dia a dia das pessoas


Às vésperas da COP26, a campanha reforça a mensagem de construção de um presente melhor para todos a partir da preservação ambiental.


Pioneira em iniciativas de preservação da natureza, Curitiba está sediando uma série de ações da campanha da ONU Nós>>o movimento, que tem como objetivo aumentar o diálogo sobre mudanças climáticas no Brasil e reforçar para cidadãos e lideranças de diferentes setores que o cuidado com o bioma está diretamente ligado a uma vida mais justa e saudável para todas as pessoas.


A campanha divulga mensagens e exemplos positivos de pessoas engajadas em iniciativas contra o aquecimento global – os chamados Campeões do Clima. Dentre os escolhidos, quatro são de Curitiba ou desenvolvem ações na cidade. Além de um mural permanente retratado pelo artista Robolito, os Campeões do Clima curitibanos terão suas histórias contadas em vídeos que serão exibidos nas redes sociais e no Coreto Digital da capital paranaense.


Entre os nomes estão a administradora, designer e fundadora da Badu Design, Ariane Santos, que busca conectar pessoas através do design sustentável; a engenheira ambiental Nayana Machado, idealizadora da plataforma NailaIOT de alertas climáticos, baseada em equipamentos meteorológicos de baixo custo; a professora Elidia Marques, uma das responsáveis por levar para a escola o programa municipal Jardins de Mel, incentivando a curiosidade dos estudantes sobre elementos da natureza, incluindo as abelhas sem ferrão, responsáveis pela polinização de 90% das plantas nativas. Completa o time o ex-caminhoneiro Delso Moretti que, desde 2007, se dedica diariamente à Horta do Rio Bonito e hoje preside a fundação da Associação da Horta do Rio Bonito.


A cidade também está exibindo, nas TVs dos ônibus, vídeos com mensagens sobre como as mudanças climáticas impactam o dia a dia das pessoas. As crises energética e hídrica, que boa parte das cidades brasileiras vivencia no momento, são destaques entre os temas tratados. Há, ainda, o alerta do secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmando que proteger a natureza é fundamental para a sobrevivência na Terra.


“Precisamos criar soluções reais e imediatas para a construção de um presente melhor para a população do Brasil”, afirma Roberta Caldo, diretora interina do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio), que coordena a campanha da ONU no país em colaboração com a Purpose, uma das maiores organizações de mobilização social do mundo.


Ao divulgar ações desenvolvidas a favor do meio ambiente em diversos lugares do país, a campanha busca envolver os brasileiros com a realização da 26ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudança Climática, a COP 26, que acontece de 31 de outubro a 12 de novembro, em Glasgow, na Escócia.


A iniciativa pretende fortalecer indivíduos, comunidades, empresas e lideranças que já fazem a diferença na construção de um futuro melhor para as pessoas e para a natureza. Ações por todo o país ganham visibilidade, lideradas por grandes empresas ou por movimentos de comunidades locais.


Mais informações sobre a campanha estão disponíveis no site https://nosomovimento.com.br/, atualizado constantemente até a realização da COP 26.


5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page