top of page
Buscar
  • Foto do escritorNayana Machado

Campanha da ONU tem quatro Campeões do Clima em Curitiba

Atualizado: 23 de dez. de 2022

Uma das capitais brasileiras protagonistas nas ações contra as mudanças climáticas, Curitiba está entre as sedes brasileiras da campanha Nós >> o movimento, da Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo da ação é aumentar o diálogo em torno do tema e mostrar o que a comunidade pode fazer em prol do planeta. Oficialmente lançada em junho deste ano, a campanha Nós >> o movimento divulga mensagens e exemplos positivos de pessoas que já se engajaram em iniciativas contra o aquecimento global - os chamados Campeões do Clima. Quatro destes campeões são de Curitiba ou desenvolvem suas ações na cidade e têm vídeos divulgados pela campanha. São eles: Delso Moretti e a Horta do Rio Bonito; Ariane Santos, empreendedora social; Nayana Machado contra os desastres ambientais; e Elidia Marques de Freitas Narciso e as abelhas sem ferrão.

Quem tiver interesse, pode conferir os vídeos divulgados pela campanha no telão do Coreto Digital do Passeio Público até o dia 12 de novembro. (Leia mais abaixo). O conteúdo ganha ainda mais relevância neste momento, quando acontece a 26ª sessão da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP26, até 12 de novembro, em Glasgow, na Escócia.

Os Campeões do Clima também tiveram uma homenagem em forma de arte (grafite) em um muro da cidade, pintado pelo artista Robolito, na Praça Francisco Cunha Pereira, no Centro Cívico.

Já estão em veiculação também, nas TVs dos ônibus, mensagens sobre como as mudanças climáticas impactam o dia a dia das pessoas. As crises energética e hídrica, que boa parte das cidades brasileiras vivencia no momento, são destaques entre os temas tratados. Há, ainda, o alerta do secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmando que proteger a natureza é fundamental para a sobrevivência na Terra.

Desafios A campanha irá ampliar a sensibilização em relação às questões sobre o clima, mostrando de que maneira ele está conectado com desafios e problemas atuais do país, como desemprego, segurança alimentar e mobilidade, mas reforçando que as soluções estão disponíveis e são acessíveis, práticas e realistas.

“Precisamos criar soluções reais e imediatas para a construção de um presente melhor para a população do Brasil”, afirma Kimberly Mann, diretora do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio), que coordena a campanha da ONU no país em colaboração com a Purpose, uma das maiores organizações de mobilização social do mundo.

A secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Oliveira Dias, concorda que a urgência do tema justifica, mais do que nunca, chamar todas as pessoas a participar das ações. “Ações contra as mudanças climáticas devem ser feitas todos os dias e por todos nós. Com a união de esforços entre a sociedade e o poder público teremos resultados melhores e, talvez, mais rápidos”, avalia Marilza Dias.

No site da campanha, há mais opções de participação, como a divulgação de ações em redes sociais com a hashtag #NósOMovimento; o uso do fundo da campanha em status do Instagram e do Facebook (com acesso mobile); e o cadastro para recebimento de informações. Campeões curitibanos

Delso Moretti e a Horta do Rio Bonito Nasceu e morou no interior de São Tomé, norte do Paraná, até os 19 anos. Foi caminhoneiro e motorista de ônibus. Desde 2007, dedica-se diariamente à Horta do Rio Bonito. Hoje é presidente da fundação da Associação da Horta do Rio Bonito.

Ariane Santos, empreendedora social Administradora, designer, fundadora da Badu Design, ela busca conectar pessoas através do design sustentável, transformando resíduos têxteis em produtos. Em reconhecimento às atividades de impacto social, a Badu Design recebeu o Prêmio de Empreendedorismo Social do Instituto Legado (2016), Prêmio Hora de Brilhar da Aliança Empreendedora e Unilever em 2017, Prêmio Natura Acolher2018 e Revista Viver Curitiba 2019.

Nayana Machado contra os desastres ambientais Engenheira ambiental e vencedora do Desafio Paraná no evento Climathon, é idealizadora, com a sócia Larissa Warnavin, da plataforma Naila IOT de alertas climáticos, baseada em equipamentos meteorológicos de baixo custo. O sistema amplia o alerta de enchentes e ajuda a reduzir danos em áreas de risco, além de melhorar a atuação dos órgãos competentes. Atualmente é finalista nacional da competição global do Climate Launch Pad para projetos inovadores relacionados a mudanças climáticas.

Elidia Marques de Freitas Narciso e as abelhas sem ferrão Professora da Educação Infantil no CMEI Coqueiros há nove anos, ela foi uma das responsáveis pela ampliação do programa Jardins de Mel da Prefeitura de Curitiba para dentro da unidade, ao incentivar a curiosidade dos estudantes sobre elementos da natureza, incluindo as abelhas sem ferrão, responsáveis pela polinização de 90% das plantas nativas. Hoje, a escola conta com uma caixa de abelhas mirins e um jardim colorido para que todos possam aprender mais sobre as abelhas.


7 visualizações0 comentário
bottom of page